«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 10 de agosto de 2008

JOSEPHINE BAKER




Nasceu em Saint-Louis nos E.U. Teve uma infância pobre, dançou nas ruas para ganhar algumas moedas. Trabalhou como lavadeira e depois tornou-se camareira de uma diva negra, Clara Smith. No meio do espectáculo, conseguiu substituir uma corista. Foi nesta altura, tinha 15 anos, que fez o seu primeiro casamento. Aos 19 anos foi trabalhar para a Broadway e foi seleccionada para ir fazer um espectáculo a Paris.
Extravagante e sensual, com trajes ousados, conquistou Paris e deixou muitos homens e mulheres apaixonados.
Começou a trabalhar no Folies Bergéres e no Casino de Paris. Conquistou de imediato a fama e tornou-se célebre, não só em França como a nível internacional.
Josephine casou 5 vezes e teve muitos amantes. Foi admirada por várias personalidades.
Com a sua participação na Resistência Francesa durante a Segunda Guerra, teve altas condecorações: Cruz de Guerra e Legião de Honra.
Outro aspecto meritório foi a adopção de crianças de diversas etnias e raças, assim como de animais, que encontravam guarida no seu castelo, Les Milandes.
Nos finais dos anos 60 teve problemas financeiros e deixou de actuar. Grace do Mónaco veio em seu auxílio, oferecendo-lhe uma casa no principado e Baker fez um grande espectáculo no Mónaco e a seguir um em Nova Iorque.
Em Paris estava a preparar a comemoração dos 50 anos de carreira, mas entrou em coma e morreu com 68 anos.
O seu funeral foi feito em Paris, mas o seu corpo repousa no Mónaco.

As consultas no Youtube são interessantes, às vezes procura-se umas coisas e encontra-se outras, deste modo encontrei Josephine Baker e a culpa foi do compositor francês Offanbach.

Sem comentários: