«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O PRIMEIRO DE JANEIRO

Os acontecimentos ultimamente ocorridos no Jornal «O Primeiro de Janeiro», são bastante estranhos. O jornal não aparece nas bancas, os jornalistas são despedidos e depois o jornal volta a sair feito por outra redacção, enquanto os jornalistas efectivos, recebem em casa cartas de rescisão de trabalho. Os protestos junto ao jornal têm sido permanentes.
A vários níveis, relativamente ao trabalhador, abusa-se bastante do seu trabalho. Sei que no jornal «O Jogo», há jornalistas com o curso de Comunicação Social que estão há vários anos com recibo verde, recebem o ordenado mínimo e não têm qualquer direito a férias e aos subsídios de férias e de Natal. São chamados de estagiários, mas fazem o trabalho de qualquer outro trabalhador efectivo. É absolutamente desmotivante esta forma de trabalhar, que presentemente é comum, mesmo ao nível dos funcionários públicos.
Dos grandes jornais da cidade do Porto, em 2005 acabou «O Comércio do Porto». Este jornal foi fundado em 1854 e era o segundo jornal mais antigo, o primeiro foi «O Açoriano Oriental». Inicialmente, este jornal, chamava-se «O Commercio» e saía às segundas, quartas e sextas, a sua informação era preferencialmente comercial. Em 1855 passou a diário e em 1856 passou a chamar-se «O Comércio do Porto»

«O Primeiro de Janeiro» surgiu em 1868 e o seu título foi inspirado nas «Janeirinhas», movimento que levou ao fim a Regeneração, a sua tendência era política. Vamos lá a ver quanto tempo ainda vai ser editado?

Sem comentários: