«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 31 de agosto de 2008

JORGE LUIS BORGES - NOVA ANTOLOGIA PESSOAL (PROSAS, RELATOS, ENSAIOS E POEMAS ESCOLHIDOS POR BORGES)



Seu pai era advogado, professor de Psicologia, tradutor e escritor. A sua mãe tradutora. Sobre o pai, disse mais tarde: Ele revelou-me o poder da poesia e o eco de que as palavras não são só comunicação, mas símbolos mágicos e música.
As suas origens são: espanholas, portuguesas e inglesas. Em sua casa falava-se espanhol e inglês. Com 4 anos Borges já sabia ler.
Iniciou os seus estudos na Argentina, mas como o seu pai se teve que reformar, por precoce cegueira (o mesmo vai acontecer a Borges) e por causa da Primeira Guerra, a família foi para a Suiça. Aí Borges fez os seus primeiros poemas em francês e aprendeu alemão por ele próprio.
Depois de uma estadia curta em Espanha, em 1921 regressaram a Buenos Aires. Jorge Luís Borges já escrevia, mas foi em Buenos Aires, que fundou vários jornais e publicou o seu primeiro livro de poesia, «FERVOR DE BUENOS AIRES», onde se reflecte toda a sua obra anterior.
Tornou-se o jovem da mais jovem vanguarda e a partir daí publicou uma imensa obra, tornando-se no mais brilhante e polémico escritor da América do Sul, além de ter sido também, tradutor, crítico e ensaísta. A sua forma de escrita é contida verbalmente, mas tal facto não significa escassez de substância. As suas obras mais conhecidas são: ALEPH, HISTÓRIA UNIVERSAL DA INFÂMIA e FICÇÕES.
Borges era um leitor ávido de enciclopédias, que sintetizam no mais importante os assuntos. A metafísica, a mitologia, a teologia e o fantástico, são as temáticas principais da sua obra.
Em 1955, com a queda de Péron, foi nomeado director da Biblioteca Nacional, mas a cegueira que já o ameaçava, tornou-se definitiva. Borges dispunha de 800 mil livros e não os podia ler.
Frases de Jorge Luís Borges.
"Sempre imaginei que o paraíso será uma espécie de biblioteca"
"Dá o santo aos cães, atira tuas pérolas aos porcos; o que importa é dar."
"O nacionalismo só permite afirmações e, toda doutrina que descarte a dúvida, a negação, é uma forma de fanatismo e estupidez."
"Lento em minha sombra, com a mão exploro / Meus invisíveis traços."
"Parece-me fácil viver sem ódio. Sem amor, acho impossível."
"Publicamos para não passar a vida a corrigir rascunhos. Quer dizer, a gente publica um livro para livrar-se dele."
Jorge Luís Borges morreu na Suiça e aí foi enterrado, por sua própria vontade.

Sem comentários: