quarta-feira, 30 de setembro de 2009
ERIC SATIE (1866-1925)

Eric Alfred Leslie Satie, nasceu na região da Normandia, em França. Com a morte da mãe foi com o pai para Paris e foi criado pelo seu tio boémio, Adrien Satie.
Com 14 anos ingressou no Conservatório de Paris, onde foi depreciado pelos professores, sendo considerado medíocre, preguiçoso, imprestável e sem o menor senso de ridículo.
Tornou-se pianista no Chat Noir e no Auberge du Clou onde conheceu Debussy. Com quase 40 anos, surpreendeu todos, quando resolveu voltar a estudar. Em 1905 ingressou na Schola Cantorum de Paris e estudou contraponto e orquestração com Vincent d'Indy e Albert Roussel.
Foi o inventor da música ambiente, que ele chamava de musique d'ameublement. A música usada como uma mobília, para preencher o ambiente. Segundo ele, era uma música que fazia parte dos ruídos naturais, sem se impor, anulando os estranhos silêncios que ocasionalmente caíam sobre os convidados. Mas a sua música não funcionava porque as pessoas insistiam em ficar quietas prestando atenção ao seu desempenho. Na época a sua ideia pareceu uma piada. Foi também um dos precursores do minimalismo, abolindo as estruturas complexas e sofisticadas, com absoluto despojamento e simplicidade da forma. Foi mentor do grupo chamado, Les Six, uma banda de vanguarda que reagiu contra a influência do romantismo e do impressionismo na música. Esse grupo era composto por Darius Milhaud, Arthur Honegger, Francis Poulenc, Georges Auric, Louis Durey e Germaine Tailleferre, e tinha a supervisão de Jean Cocteau.
Ele e Picasso foram grandes amigos. Picasso disse que Satie foi uma das influências mais importantes na sua vida. Em 1917 os dois trabalharam juntos no Ballet Parade, para o Balet russo de Diaghilev. Satie compôs a música, inovadora e original, na qual incorporou sons de máquina de escrever, sirene e tiros de pistola, e que foi objecto de escândalo. Picasso cuidou do cenário e do vestuário. E Jean Cocteau escreveu o argumento. Foi onde apareceu pela primeira vez o termo surrealismo, usado por Appolinaire sobre o Parade, para descrever uma criação artística que explora o mundo dos sonhos e do subconsciente. O Movimento surrealista chegou mais tarde. Sastie, escreveu Sócrates, drama sinfónico para quatro sopranos e pequena orquestra, com textos de Platão. A sua obra-prima que marcou a sua mudança de estilo e género.
A música de Satie foi na altura apreciada por poucos e desprezada pela maioria dos compositores e críticos musicais, mas tornou-se cult entre os jovens compositores, que eram atraídos pelos títulos bem-humorados de suas peças, e exerceu grande influência nos seus amigos, os notáveis contemporâneos, Debussy e Ravel, mudando assim o curso da história da música. Foi inovador por ter criado o Ragtime, estilo de pré-jazz, com as suas estruturas minimalistas.
Após anos de bebedeira, morreu de cirrose.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
ABRAZOS ROTOS (ABRAÇOS DESFEITOS)

Espanha : 2009
Realização:
Pedro Almodóvar
Interpretação:
Penélope Cruz, Rubén Ochandiano, Blanca Portillo, Ángela Molina, Alejo Sauras, Lola Dueñas
Um homem escreve, vive e ama na escuridão. Catorze anos antes, foi vítima de um brutal acidente de automóvel, na ilha de Lanzarote. No acidente, não só perdeu a vista como também Lena, o amor da sua vida. Este homem usa dois nomes: Harry Caine, um pseudónimo com que assina os seus trabalhos literários, histórias e argumentos para cinema, e Mateo Blanco, o seu verdadeiro nome, com o qual vive e assina os filmes que dirige. Depois do acidente, Mateo Blanco reduz-se a si próprio ao seu pseudónimo, Harry Caine. Se não pode realizar mais filmes, só consegue sobreviver com a ideia de que Mateo Blanco morreu em Lanzarote com a sua amada Lena. Nos dias de hoje, Harry Caine vive graças aos argumentos que escreve e à ajuda da fiel e antiga produtora, Judit García, e do filho desta, Diego, o seu secretário, escrivão e guia. Desde que decidiu viver e contar histórias, Harry é um cego activo e atraente, que desenvolveu todos os outros sentidos para melhor gozar a vida, na base da ironia e da amnésia selectiva. Ele apagou da sua biografia todos os traços da sua primeira identidade, Mateo Blanco. Uma noite, Diego tem um acidente e Harry toma conta dele, já que Judit está fora de Madrid e os dois decidem não a avisar, para não a alarmar. Durante as primeiras noites de convalescença, Diego pergunta-lhe pelo tempo em que respondia pelo nome de Mateo Blanco. Depois de um momento de surpresa Harry não consegue recusar e conta a Diego o que aconteceu catorze anos antes, da mesma forma que um pai conta a um filho uma história para adormecer.
FILIPINAS

Estão a ser feitas escavações para encontrar mais corpos, porque há muitas pessoas desaparecidas. Outra parte da população, está na situação de desabrigada pelas inundações, que provocaram enchentes e deslizamentos de terras.
O Serviço de Meteorologia advertiu, que um sistema de baixa pressão, já se transformou em tempestade e pode transformar-se em tufão, antes de tocar terra nos próximos dois dias, embora não descartem, que possa desviar-se para Taiwan.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
LOUISE BOURGEOIS









Louise Bourgeois, nasceu em Paris em 1911. Estudou, na Sorbonne, École du Louvre e École de Beaux-Arts e foi aluna de Fernand Léger. Em 1938 emigrou para os EUA. Tem tido uma carreira de grande sucesso, expondo em Nova Iorque e no estrangeiro, com obras compradas por vários museus e tendo já recebido muitos prémios, entre eles, em 1997, Bill Clinton, deu-lhe a Medalha Nacional de Arte. |
|
|
domingo, 27 de setembro de 2009
HÉCTOR OESTERHELD










sábado, 26 de setembro de 2009
COMO EU GOSTO DA MÚSICA DE DIANA KRALL!!!
ATENÇÃO: DIANA KRALL VEM CANTAR AO PORTO NO DIA 11 DE OUTUBRO (PAVILHÃO ROSA MOTA)
BIN LADEN

( Encontraram o Bin neste joguinho, não é muito difícil, o difícil é encontrá-lo realmente, mas eu até penso que apanhar o Bin, não adiantava nada!...)
O líder da Al-Qaeda acusou a Organização do Tratado de Atlântico Norte (NATO), numa mensagem áudio, de matar intencionalmente mulheres e crianças e exige a retirada dos militares de europeus do Afeganistão. A justiça exige que ponham fim à vossa opressão e que retirem as vossas tropas, refere a mensagem traduzida em alemão e inglês.
O líder da organização terrorista al Qaeda afirma que, uma das piores formas de injustiça é a de matar as pessoas sem motivo, e é exactamente o que os vossos governo e soldados fazem sob cobertura da NATO, no Afeganistão.
Por isso, Bin Laden apela aos europeus para, acabar com a injustiça e retirar os soldados do Afeganistão. A EUROPA VOLTA A SER AMEAÇADA SE NÃO SAIR DO AFEGANISTÃO, tendo já sofrido ataques sangrentos em Espanha e na Inglaterra.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Mahalia Jackson (1911 - 1972), foi uma das principais cantoras gospel dos Estados Unidos no século XX.
Mahalia começou sua carreira cantando em corais Gospel, estilo musical que a acompanhou por toda a carreira.
Foi a primeira cantora Gospel a cantar no Carnegie Hall de Nova York. Em 1952, fez uma tournée pela Europa e foi aclamada pela crítica como "A maior cantora de Gospel de todos os tempos".
Em 1961, Mahalia cantou na posse do presidente norte-americano John Kennedy.
Em 1963, cantou para 250 mil pessoas, quando Martin Luther King Jr. fez o seu famoso discurso, «I Have a Dream», pelos direitos civis. Também cantou «Take My Hand, Precious Lord», no funeral de Martin Luther King Jr.
Mahalia também ficou conhecida pelos seus esforços em ajudar os outros, criando a Mahalia Jackson Scholarship Foundation, para jovens que gostariam de entrar para a universidade.
PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA


O prémio Nobel da Literatura para 2009 vai ser anunciado em Outubro e os nomes de quem se fala mais insistentemente, são os norte-americanos Philip Roth e Joyce Carol Oates, o peruano Mário Vargas Llosa, o italiano Cláudio Magris, o mexicano Carlos Fuentes e o holandês Cees Nooteboom.
Parecem ser apostas sensatas, mas o problema é que todos eles, e especialmente Roth e Vargas Llosa, já vêm sendo apontados como candidatos óbvios há muitos anos. Em Setembro de 2008, quem se atreveria a sugerir que os dez milhões de coroas suecas (cerca de um milhão de euros) fossem parar ao bolso de Le Clézio do que a Mário Vargas Llosa?
ESPANTOSO!?...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009
QUESTÃO AMBIENTAL

ANG LEE - TAKING WOODSTOCK

Em 1997, dirigiu, "Tempestade de Gelo". Em 2000,"O Tigre e o Dragão", que ganhou dois Globos de Ouro no Festival de Cannes. Após as críticas mornas à sua versão de "Hulk", adaptação dos quadradinhos da Marvel Comics, Lee recuperaria o seu prestígio em 2005 com "O Segredo de Brokeback Mountain". O filme, que retrata o romance entre dois homens no preconceituoso e machista meio-oeste americano, pelo qual ganhou um Óscar e um Globo de Ouro.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
LUCIAN FREUD





.gif)


HÁ 70 ANOS MORRIA FREUD

No primeiro dia de Setembro de 1939, quando o mundo entrou na II Guerra Mundial, Sigmund Freud o velho cientista, ouviu pela rádio a notícia da invasão nazi da Polónia e as palavras do jornalista, que informava o início da "última de todas as guerras". Freud corrigiu, amargo, o erro: "Da minha última guerra." Três semanas depois, a 23 de Setembro, morreu Freud, o pai da psicanálise. Depois da Alemanha de Hitler ter ocupado a Áustria, o judeu, então com 83 anos, deixou para trás o seu célebre consultório em Viena com a mulher, Marta, e a filha preferida, Ana, para "morrer em liberdade".
Freud era um obcecado com a morte. Além de acreditar que a mesma serviu de pretexto à invenção da religião, ele encarava o fim da vida como missão digna de admiração.
Essa ideia, junto com a de que os seres humanos são dominados pelo desejo sexual, foi uma das que levaram muitos a considerá-lo um louco.
Freud criou a psicanálise quando já tinha 40 anos. Mas muito antes disso, começou a levar os sonhos a sério. O austríaco que deitava os doentes no divã, para lhes interpretar os desejos mais secretos acreditava que os sonhos - como antes a hipnose - abriam a porta do inconsciente - a parte submersa da mente, a metáfora do icebergue.
Hoje, como no seu tempo, Freud é amado por uns e desprezado por outros. Mas a sua influência é indiscutível, e ele sabia-o.