«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

JERRY LEWIS (1926-)


Guardo boas memórias deste actor, que assumindo deficientes posturas e acções me fez realmente rir, porque mostrava aquilo que uma pessoa na generalidade tenta disfarçar, as suas atitudes mais disparatas, as suas distracções, em suma a estupidez e parvoíce.


Jerry Lewis, é o nome artístico de Joseph Levitch, comediante, actor, produtor, director e escritor. Iniciou a sua carreira artística como parceiro de Dean Martin, formando uma dupla cómica que faria grande sucesso no cinema internacional até meados dos anos 50. Divergências fizeram com que a dupla se desfizesse em 1956. A partir daí Jerry Lewis tomaria o controle da sua carreira e além de actor, trabalharia também como director e produtor de vários dos seus filmes, alcançando grandes êxitos de bilheteira até 1966. Depois dessa data a sua carreira de actor de filmes entraria em declínio. Nos anos 70 Jerry dedicou-se a programas na televisão, sempre com grande sucesso. Tem uma estrela na Calçada da Fama.
Nos anos 80 Jerry Lewis aceitou voltar ao cinema, tratava-se do filme "O Rei da Comédia " de Martin Scorsese.

Em 2009, ganhou o Prémio Jean Hersholt, o Óscar Humanitário, por ter contribuído para a criação da Associação de Distrofia Muscular, no início dos anos 50, continuando com esse trabalho humanitário. Lewis foi seu presidente nacional a partir de 1952, além de ter sido uns dos fundadores do Teleton.

Sem comentários: