«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BANDA DESENHADA - «QUADRADINHOS»








Há 75 anos houve um «boom» excepcional, no que diz respeito à banda desenhada americana, com o aparecimento de heróis como Flash Gordon, Jungle Jim, o Agente Secreto X-9, Mandrake, Betty Boop, Terry e os Piratas, Principe Valente, The Little King. Comum a todos eles, a aventura, a sede de liberdade, a defesa do bem, a capacidade de fazer sonhar...heróis invencíveis, invulneráveis, audazes, capazes de vencer os piores inimigos para conseguirem a vitória do bem e conquistarem as suas belas noivas. A Banda desenhada, tem o nome de «comics» nos EUA e é considerada a nona arte.
Eu não vivi este «boom» claro, mas ficou a herança, para mim não de todos, mas de alguns, por exemplo: do Mandrake, Flash Gordon, a sensual Betty Boop, The Little King e o Príncipe Valente. Banda Desenhada era aquilo que em miúda gostava mais de ler e ainda hoje não deixo de ler as «tirinhas» nos jornais.

Sem comentários: