«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 19 de setembro de 2009

TANGO


Dança de salão, que muito aprecio e que era vulgar dançar nos bailes há uns anos. É uma dança, que motiva uma cumplicidade grande entre o par, não só fisicamente como espiritualmente. Ouvir um tango motiva-me emoções, pela sua pontuação sonora bem marcada, que depois na dança os corpos acentuam. De uma forma pessoal vejo no tango o apego e o desapego, de dois corpos que se querem e se repelem.

O tango é um estilo musical e uma dança em par, com um gingado malicioso dos dançarinos. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos espectadores. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar". A sua origem encontra-se na área do Rio da Prata, na América do Sul, nas cidades de Buenos Aires e Montevideu.

A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de muita documentação, o tango descenderia da habanera e interpretava-se nos prostíbulos, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). O escritor Jorge Luis Borges afirmou, que pelas suas características o tango só poderia ter nascido em Montevideu ou em Buenos Aires. O bandoneón, que actualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas dos imigrantes alemães.
O tango argentino, começou a ultrapassar fronteiras já no início do século XX , quando os marinheiros franceses o levaram para a o seu país natal, por volta de 1907. Paris apaixonou-se pelo tango, uma dança exótica e sensual. Os pesquisadores do género identificam duas fases de ouro do tango, a primeira nos anos 20 ,quando várias figuras do ambiente artístico de Buenos Aires e Montevideu , inclusive muitos literatos canalizaram os seus esforços no fomento da música popular e em especial no tango e onde se salientaram cantores como, Carlos Gardel, Ignacio Corsini e Agustín Magaldi, e cantoras como Rosita Quiroga e Azucena Maizani , que difundiram o tango para fora da Argentina. Os anos 40 marcam a segunda época de ouro do tango , quando novos valores do tango como Aníbal Troilo , Astor Piazzolla , Armando Pontier se juntaram a nomes consagrados como Francisco Canaro, Carlos di Sarli , Juan D'Arienzo.
Há diferentes tendências: o tango-canção, tango canyengue, o tango milonga, tango romanza e o tango jazz. Hoje em dia é possível até encontrar estilos como tango rock e electrotango, ou tango electrónico.
(WIKIPÉDIA)

Sem comentários: