«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 13 de setembro de 2009

TRIPAS À MODA DO PORTO


Tripas à moda do Porto é um prato tradicional da cidade do Porto, e que remonta ao período dos Descobrimentos portugueses.
O Infante D. Henrique, precisando de abastecer as naus para a tomada de Ceuta, pediu aos habitantes da cidade do Porto todo o género de alimentos, ficando a população unicamente com tripas para confeccionar. Daí o nome de tripeiros como ficaram a ser conhecidos desde então.
Para fazer este prato, aí vão os ingredientes:
1,5 kg de tripas, folho e favos de vitela
150 g presunto com gordura
1 orelha de porco
1 mão de vitela
1 chouriço
1/2 frango
2 cebolas
1 l feijão-branco
4 cenouras
1 folha louro
100 g banha
1 ramo de salsa
1 limão
sal e cominhos q.b.
As tripas são bem lavadas e esfregadas com sal e limão. Colocam-se num recipiente com água e rodelas de limão, até ficarem brancas. Cozem-se, separadamente, as carnes e o feijão. Num tacho, leva-se a alourar na banha, a cebola e a folha de louro. Juntam-se as tripas e todas as carnes cortadas aos bocados, o feijão, as cenouras cozidas e um pouco de caldo de carne, tempera-se com sal e cominhos. Ferve durante 25 minutos e serve-se em terrina polvilhada com salsa picada.
As tripas devem ser acompanhadas com arroz de forno. É um prato gostoso e pesado, para comer só de vez enquanto.

Sem comentários: