«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 19 de setembro de 2009

CARLOS GARDEL (1890-1935) - UM MÍTICO CANTOR DE TANGO


Carlos Gardel foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade. Não há certezas, sobre o seu local de nascimento. Gardel era esquivo sobre o tema e quando indagado dizia: "Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade".
Cantor e actor celebrado em toda a América Latina. Iniciou-se como cantor ainda jovem com o nome artístico de El Morocho, apresentando-se em cafés dos subúrbios da capital argentina. A sua primeira interpretação formal, deu-se no Teatro Nacional de Corrientes, no qual também se apresentou Don José Razzano, com quem formou parceria por vários anos. Pela sensualidade da sua voz, que se prestava muito bem à interpretação da milonga – género precursor do tango – tornou-se conhecido a partir de "Mi noche triste".
Gravou mais de novecentas canções, entre tangos, fox-trots, fados, pasodobles e músicas folclóricas, vendendo milhares de discos na América Latina e em todo o mundo. Gardel morreu num desastre de avião durante uma tournée, em Medellín, na Colômbia.

Sem comentários: