«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 2 de agosto de 2008

FILMES: «ROSETTA» E «O FILHO»







Estive a ver estes dois filmes dos realizadores Jean-Pierre & Luc Dardenne. Os dois filmes passaram pelo Festival de Berlim e ambos tiveram um prémio de representação. Os dois filmes são muito interessantes. «O Filho», vai juntar o pai de uma criança que foi estrangulada por causa de um roubo, com o próprio estrangulador, também uma criança que esteve num reformatório. O filme tem intensidade e densidade. «Rosetta», é a história de uma rapariga que procura desesperadamente emprego, vive com a mãe, sistematicamente bêbada, numa caravana e quer ter uma vida normal, mas arranjar um emprego que a faça sentir integrada na sociedade não é fácil, encontra empregos, mas por uma razão ou outra, acaba por estar poucos dias empregada, apesar de se entregar de «unhas e dentes» ao trabalho. Estes dois filmes têm especificidades que me comoveram, de tal modo vemos pessoas e não personagens.

Há uns anos, as salas de cinema, chegando o Verão, funcionavam à base de reposições, chamavam-se «reprises». Era uma boa ocasião para ver algum filme que tivesse escapado ou voltar a ver um filme que tivesse agradado muito. Presentemente toda a «indústria e comércio cinematográfico», é muito diferente!

Sem comentários: