«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

APOCALIPSE NOW (1979)



Inspirado no romance «THE HEART DARKNESS» (Coração nas Trevas), de Joseph Conrado. Um filme inquietante sobre um inferno povoado de almas perdidas. Realizado por Francis Ford Coppola. Com Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Dennis Hopper e outros.
Guerra no Vietname. O capitão Willard é nomeado para matar o Coronel Kurtz que vive no interior da selva, onde criou um mundo, onde para os nativos ele é como um Deus. Brando interpreta Kurtz, um homem estranho, louco, misterioso e perdido. Uma excelente interpretação de Brando.
--------------------------------------------------------------------------------
CORAÇÃO NAS TREVAS (o Livro), foi impressionante para mim a sua leitura. Neste livro o escritor conjuga a aventura romântica e a reflexão moral. É evocado o espírito de África, o paralelismo entre negros e brancos, mostrando que no homem civilizado permanecem os impulsos mais selvagens e destrutivos. Além de reflectir o choque entre as culturas colonizadas e os colonizadores, esta obra conduz às trevas da selva africana e simultaneamente ao coração humano.

Sem comentários: