«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

TOULOUSE-LAUTREC (1864-1901)

Nasceu no seio de uma família aristocrática, mas muito cedo rejeitou esse estatuto, porque desprezava a opulência, considerando-a enfadonha.
Tendo nascido com uma doença, na época desconhecida, distrofia poli-hipofisária, que corresponde a um anormal desenvolvimento dos ossos, nunca ultrapassou a altura de 1,52. A doença motivou longas estadias na cama e foi nessa altura, que Lautrec descobriu o desenho e a pintura.
Aos a6 anos foi para Paris estudar com vários mestres, mas descobriu a sua inspiração em Montmarte, para onde foi viver e onde convivia com trabalhadores, prostitutas e artistas.
Frequentou assiduamente o Moulin Rouge e outras casas no género, a sua pintura reflecte a vida boémia parisiense.
Outro aspecto em que se distinguiu foi nos cartazes promocionais de cabarets e teatros, revolucionando a publicidade do século XIX.
A sua vida desregrada e o excesso de álcool levaram-no a um hospital para fazer uma desintoxicação, o que não foi conseguido, pela não colaboração do pintor.
Em 1901 regressou a casa, para morrer, nesse mesmo ano.
......................................................................................................................................
Foi feito em 1952, por John Huston, um filme biográfico sobre Toulouse-Lautrec, com o título de MOULIN-ROUGE e interpretado por Jose Ferrer e Iza Iza Gabor.

Sem comentários: