«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 21 de setembro de 2008

CASA DA MÚSICA


CASA DA MÚSICA
Reabertura da Casa, para a temporada de 2008/2009.
TEMÁTICA: NOVAS MÚSICAS.
À frente da ONP, o novo maestro: CRISTOPH KÖNIG
PROGRAMA:
JOHN ADAMS: Lollapalooza
ERKKI-SVEN TÜÜR: Crystallisatio
KAIJA SAARIAHO: Verblendungen
ARNOLD SCHÖNBERG: Pelléas und Mélisande (1902)

Os três primeiros compositores nunca tinha ouvido nenhuma das suas peças, mas gostei de Crystallisatio, que faz lembrar a música de Arvo Pärt.
Arnold Schönberg (1874-1951) conheço melhor teoricamente do que musicalmente, a sua obra que conheço melhor é «Noite Transfigurada», não é um compositor que faça parte do reportório da orquestra, mas o objectivo da Casa da Música é tocar o que é desconhecido ou mal conhecido, dando uma grande ênfase à música contemporânea.
Pelléas and Mélisande, foi escrita por Maeterlinck e adaptada a ópera por Debussy, isto era o que eu sabia, desconhecendo que Schönberg também tinha composto inspirado neste tema.
Gostei deste poema sinfónico, que faz parte da primeira fase pós-wagneriana do compositor, na qual desenvolveu o hipercromatismo e ampliou ao máximo os recursos da orquestra.

SHÖNBERG, foi evoluindo e criando uma ruptura com a tradição musical, numa primeira etapa desenvolveu o atonalismo (dissolução tonal), inventou um novo sistema musical e chegou ao dodecafonismo ou música serial.
Teve discípulos, como Berg e Webern e os três ficaram conhecidos como a 2ª. Escola de Viena. Da primeira fizeram parte: Haydn, Mozart e Beethoven

Sem comentários: