«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O MEU DESTAQUE: MILES DAVIS (1926-1991)

Miles Davis foi um importante trompetista e compositor de jazz e também um influente músico norte-americano. Esteve na vanguarda de todos os movimentos de jazz, participou em várias gravações de bebop e nas primeiras de cooljazz, assim como esteve no desenvolvimento do jazz modal e do jazz fusion. Davis pertenceu à classe dos grandes trompetistas de jazz, juntamente com Buddy Bolden, Joe «King» OLiver, Louis Amstrong e Dizzy Gillespie.

Miles Davis teve uma família com posses, o pai era dentista a mãe era uma boa pianista e tinham uma grande fazenda no Arkansas. A mãe exerceu influência sobre Miles, para o estudo da música, mas quem lhe deu uma trompete foi o pai. Cedo começou a tocar com outros companheiros e simultaneamente estudava. Em 1944 decidiu ir para Nova Iorque, continuar estudos, mas o que mais lhe interessava era tocar e juntou-se à banda de Charlie Parker e a outros músicos importantes.
Em 1950 contraiu o vício da heroína, muito presente nos meios onde circulava, a droga tornou Davis um irresponsável, decidiu ir para casa da família enclausurar-se até perder o vício, Conseguiu ao fim de 12 dias e regressou.
Em 1955 formou o seu primeiro grupo, o Quinteto Miles Davis, com um músico que também se celebrizou, John Coltrane. Depois do Quinteto, surgiu um Sexteto e grupos de diversas configurações, sempre com grandes nomes do jazz. Fez uma parceria com Gil Evans, que resultou no disco,Porgy and Bess, que foi para Davis um dos seus favoritos.
Davis deu vários espectáculos, não só nos E.U., como no estrangeiro, gravou muitos discos e ganhou muitos prémios (9 grammys, além de outros prémios).
Em 1975 retirou-se cansado da vida pública e esteve seis anos afastado. A vida para ele passou a ser: mulheres e drogas. Depois surgiu uma mulher que o conseguiu afastá-lo das drogas, Cicely Tyson e Miles voltou aos concertos. Casou com Cicely em 1981, mas separaram-se em 1988. Fez uma carreira intensa, tocando em vários festivais em todo o mundo, além de ter uma grande agenda de concertos (eu assisti a um dos seus concertos no Rivoli). Compôs música para filmes e até participou em alguns.
Em 1991 Miles Davis morreu com um AVC, pneumonia e insuficiência respiratória, tinha 65 anos.

Sem comentários: