«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 28 de setembro de 2008

PAUL NEWMAN (1925-2008) [UM HOMEM DE SONHO]

PAUL NEWMAN, só se começou a interessar pela representação, quando frequentou a Universidade de Yale. Uma paixão que despertou forte e que o levou ao conceituado Actor's Studio.
Iniciou depois uma carreira teatral, mas foi o cinema que lhe deu fama internacional. Interpretou quase meia centena de filmes, o primeiro foi em 1954, mas o primeiro que chamou a atenção do grande público foi «Gata em Telhado de Zinco Quente» (1958), uma ardente interpretação, num filme com Elizabeth Taylor. Foi várias vezes nomeado para o Óscar, mas só o ganhou em 1986, com «A cor do Dinheiro», em 1985 tinha recebido um Óscar honorífico pelo conjunto da sua obra.
Além de actor foi também realizador e produtor, um dos seus filmes premiados é: Rachel, Rachel.. Outro paixão de Newman foram as corridas de carros.
Casou duas vezes, a primeira com Jackie Witte, de quem teve 3 filhos e depois com a também bastante talentosa artista, Joanne Woodward, de quem também teve três filhos. Um dos seus filhos, Scott Newman morreu em 1978 com uma overdose.
Há mais de vinte anos que Newman se tornou um filantropo, doando verbas consideráveis para projectos de ajuda humanitária.

Sem comentários: