«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

VIRGINIA WOOLF (1882-1941)

Virginia Woolf estreou-se na literatura em 1915, com «The Voyage Out» e posteriormente escreveu uma série de obras notáveis.
Era filha de um editor e teve uma educação esmerada, cedo frequentando o mundo literário.
Em 1912 casou-se com o escritor Leonard Woolf e juntos fundaram a Hogarth Press, que revelou grandes escritores, como: Katherine Mansfield e T.S. Eliot.
Virginia sofria de profundas crises depressivas. Em 1941 escreveu ao marido e à irmã, a pintora Vanessa Bell a despedir-se. Perto da casa onde vivia, havia um rio, Virginia encheu os bolsos do casaco com pedras e caminhou pelo rio até desaparecer.
Virginia integrou o famoso grupo Bloombury, que se opôs depois da Primeira Guerra, às tradições políticas e sociais da Era Vitoriana.
A obra desta escritora é classificada como modernista. O «FLUXO DA CONSCIÊNCIA», foi uma das suas marcas mais conhecidas e da qual é considerada uma das suas criadoras.
LIVROS QUE ESCREVEU:
A viagem, Noite e Dia, Flush, Os anos, Entre os actos, Contos Completos, O Quarto de Jacob, Mrs Dalloway, Rumo ao Farol, Orlando, As Ondas, Um Quarto que seja meu.

Sem comentários: