«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 23 de setembro de 2008

PINTORES IMPRESSIONISTAS

O Movimento Impressionista surgiu no século XIX. Não era um grupo coeso, partiram das mesmas intenções, mas cada um fazia o que entendia, portanto não se pode dizer que fosse uma escola.
As intenções de todos, eram as seguintes:
Pôr de lado o Movimento Realista e o que se ensinava na Academia, ie fazer uma ruptura com o tradicional. Deixar as temáticas nobres e os retratos fieis à realidade, já que tinha aparecido a fotografia e passarem a considerar o quadro como obra em si mesmo.
Outra decisão foi saírem dos ateliers e pintarem ao ar livre, desse modo captando com mais autenticidade em pinceladas soltas, a luz, o movimento e principalmente as nuances dos mesmos.
O nome de Impressionismo, foi dado por um crítico quando viu o quadro de CLAUDE MONET, IMPRESSÃO, NASCER DO SOL.

O impressionismo também surgiu na música, os compositores mais importantes, foram Claude Debussy e Maurice Ravel, entre outros, mas também na literatura por, Baudelaire, Malharmé, Rimbaud, Verlaine e também Virginia Woolf e Joseph Conrado, que descreviam preferencialmente, impressões, sensações e emoções.
Os mais importantes pintores impressionistas foram: Claude Monet, Edgar Degas e Renoir, mas também, embora classificados num Pós-Impressionismo: Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cezanné, Seurat e outros.

Sem comentários: