«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

MARIA KEIL (1904)


Pintora, desenhadora, fotógrafa, ilustradora e ceramista. Nasceu em Silves. Frequentou Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, tendo sido aluna do pintor Veloso Salgado. Com 33 anos casou com o arquitecto Francisco Keil do Amaral, neto de Alfredo Keil. O casal teve um filho também arquitecto, Francisco Keil.
Maria Keil pintou diversificados temas. Em 1937 participou no Pavilhão de Portugal na Exposição Internacional de Paris, em 1940 participou na Exposição do Mundo Português com uma pintura mural e em 1941 recebeu o Prémio Revelação Amadeu de Sousa Cardoso .
No arranque do Metropolitano de Lisboa, nas décadas de 50 e 60 do séc.XX, começou a desenvolver intenso trabalho como criadora de painéis de azulejos, para a decoração de estações. O seu trabalho em espaço público, deu ao azulejo uma outra dimensão, porque era considerado arte menor.
Participou em exposições no País e no estrangeiro.
Em 1989 o Museu do Azulejo dedicou-lhe uma retrospectiva.
É uma pessoa afável, de absoluta simplicidade e sinceridade.

Sem comentários: