«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 24 de janeiro de 2009

CHARLES DARWIN (1809-1882)


DESCENDEMOS DE ADÃO E EVA, SEGUNDO O CRISTIANISMO OU DESCENDEMOS DO MACACO, SEGUNDO DARWIN?

Charles Robert Darwin, foi um naturalista britânico, que alcançou fama ao convencer a comunidade científica, da ocorrência da evolução e propor uma teoria, para explicar como ela se dá por meio da selecção natural e sexual. Esta teoria desenvolveu-se no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenómenos na Biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston, concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.
Darwin começou a interessar-se por história natural na universidade, enquanto era estudante de Medicina e depois Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do Beagle e os escritos posteriores, trouxeram-lhe reconhecimento, como geólogo e fama como escritor. As suas observações da natureza, levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Selecção Natural. Pelos seus estudos, o homem tinha um ancestral comum com o macaco e através da selecção natural, evoluiu fisica e mentalmente, para um estado superior. Consciente de que outros antes dele, tinham sido severamente punidos por sugerir ideias como aquela, ele confiou-as apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa, tentando antecipar possíveis objecções. Contudo, a informação de que, Alfred Russel Wallace, tinha desenvolvido uma ideia similar, forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.
Escreveu: "A Origem das Espécies" (On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), "A descendência do Homem e Selecção em relação ao Sexo" (The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex, 1871) e "A Expressão da Emoção em Homens e Animais" (The Expression of the Emotions in Man and Animals, 1872). Uma «bomba», para o Cristianismo, que dominava a consciência da maioria e que sempre foi contra a ciência e a investigação cientifica. Darwin desacreditava um dos pilares mais importantes do Cristianismo. Daí em diante prevaleceu sempre essa divisão, os que estão com Darwin e os que estão com o Cristianismo. Têm sido feitos estudos, a partir das ideias de Darwin e muito foi encontrado que dá consistência aos seus estudos, mas falta encontrar o elo principal.

Sem comentários: