«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

PEARL S. BUCK (1892-1973)


Pearl Sydenstricker Buck, nascida Pearl Comfort Sydenstricker, também conhecida por Sai Zhen Zhu, foi uma sinologista e escritora americana, que ganhou o Prémio Pulitzer (1932) e o Prémio Nobel de Literatura (1938).
Filha de pais missionários presbiterianos, foi levada com apenas três meses de idade e criada na China, país cuja vida e ambiente evoca nas suas obras. Estudou em Xangai até os quinze anos, tendo um preceptor confucionista, e trabalhou num abrigo chinês para mulheres escravas e prostitutas.
Foi estudar Psicologia nos Estados Unidos, onde se formou em 1914, para depois retornar à China, para leccionar na Escola Presbiteriana e cuidar da mãe doente. Casou-se com um especialista americano em agricultura. A sua primeira filha nasceu deficiente mental. Viveu na China até a Guerra Civil, em 1934 foi para o Japão e depois para os Estados Unidos da América, nunca mais retornando à China, desgostosa da política chinesa após a guerra.
Mestre em Literatura pela Universidade de Cornell, escreveu em 1930 Vento Leste, Vento Oeste, que obteve grande reconhecimento da crítica. A sua obra, A Boa Terra, vendeu 1,8 milhão de cópias somente no primeiro ano e ganhou o Prémio Pulitzer . Venceu também o Prémio Nobel de Literatura.
Escreveu mais de 110 livros e várias novelas de rádio. Era tão prolífica que em 1945 escreveu cinco livros e duas novelas de rádio. Muitos de seus livros foram transformados em filmes. O seu estilo combinava prosa bíblica, com a saga narrativa chinesa, cuja vida e ambiente estavam constantemente presentes nas suas obras. O seu tema mais recorrente era sobre o amor interracial. O seu livro, A Flor Escondida, tem o mesmo insight da ópera Madame Butterfly, pois a história narra os problemas de uma família japonesa, cuja filha se enamora por um soldado americano. Vários de seus livros foram escritos sob o pseudónimo de John Sedges.
Amiga de Eleanor Roosevelt, advogou muito pelos direitos que deveriam ser concedidos às mulheres e pela igualdade racial, muito antes dos movimentos dos direitos civis, nos Estados Unidos. Fundou e dirigiu o "Movimento de Auxílio à China". Pearl S. Buck fez com que a China moderna se tornasse compreensível para os povos ocidentais. Morreu em 1973, com oitenta anos.
Informações recentes dão conta que, na verdade, nunca conseguiu voltar à China, porque até poucos meses antes de sua morte, o governo chinês ainda lhe negava um visto de entrada, por ela ser considerada 'agente imperialista', (a queda de Mao ocorreu em 1976). Os seus livros mostram: A China rural, de estrutura ainda medieval, o desdém pelas mulheres, a hierarquia da vida em família. Actualmente, os chineses empenharam-se na sua reabilitação, na sua antiga residência, na cidade de Zhenjiang, próximo de Xangai, o governo chinês fez um museu em sua homenagem.
Escreveu: Romances, Contos e Ensaios.

Sem comentários: