«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

GUANTÁNAMO-OBAMA DETERMINOU O ENCERRAMENTO DESTA PRISÃO


COMO OS ESTADOS UNIDOS TÊM GUANTÁNAMO E A PRISÃO EM QUE SE TORNOU NO TEMPO DE BUSH

A Baía de Guantánamo, localiza-se ao sul da ilha de Cuba, e possui uma área de cerca de 111,9 km², foi concedida aos Estados Unidos, como estação naval em 1903, em troca do pagamento de 4 085 dólares por ano. É na base naval americana da baía, que se encontram os prisioneiros das guerras do Afeganistão e do Iraque. Fidel Castro tentou em vão desfazer a concessão e em sinal de protesto, nunca utilizou o valor do aluguer pago pelos EUA, que se mantém no mesmo valor até hoje. Ao redor da base, encontra-se o único campo minado, ainda existente em todo o ocidente.
A manutenção da Base de Guantánamo, não encontra legalidade em nenhuma convenção internacional, por esse motivo, não é possível fiscalizar o que acontece no seu interior. Os presos muitas vezes não possuem o direito de consultar advogados, ter visitas ou até mesmo ter um julgamento. Os Estados Unidos não permitem que a ONU inspeccione as condições da base e do tratamento recebido pelos prisioneiros, que é uma violação à Convenção de Genebra e aos Direitos Humanos.
Desde Janeiro de 2002, depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro, estão encarcerados nesta base militar, prisioneiros acusados de ligação aos grupos Taliban e a Al-Qaeda, uma área excluída ao controle internacional. Segundo a Cruz Vermelha e o próprio FBI, estes prisioneiros são vítimas de tortura. Segundo a Amnistia Internacional, já se passaram mais de cinco anos, desde que os primeiros detidos foram enviados pelos Estados Unidos, para a sua base naval na Baía de Guantánamo. Apesar da generalizada condenação internacional, centenas de prisioneiros políticos, de mais de 30 nacionalidades, lá permanecem, sem nenhuma acusação formal e sem esperança de obter um julgamento justo. Segundo a Amnistia Internacional.
« Guantánamo é o símbolo da injustiça e do abuso, e deve ser fechada
------------------------------------------------------------------------------------

COM A DECISÃO DE OBAMA, ESTA LAMENTÁVEL SITUAÇÃO VAI TER O SEU FIM.

Sem comentários: