«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

FELIX MENDELSSONN BARTHOLDY (1809-1847) - 200 ANOS APÓS O SEU NASCIMENTO


Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy conhecido como Felix Mendelssohn - compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico. Algumas das suas mais conhecidas obras são: Sonho de uma Noite de Verão, dois concertos para piano, concertos para violino, cerca de 100 Lieder, e os oratórios São Paulo e Elijah, entre outras.
Mendelssohn nasceu na Alemanha, filho de um banqueiro e neto do filósofo Judaico-alemão Moses Mendelssohn. A sua família era judia e notável, mais tarde converteu-se ao cristianismo. Foi um segundo Mozart, uma criança muito dotada. Felix cresceu num ambiente de intensa efervescência intelectual. As maiores mentes da Alemanha, foram visitas frequentes da sua família, na casa em Berlim. Desde miúdo estudou piano com os maiores mestres e começou a compor muito cedo. Morreu bastante novo, consequência da sua vida agitada de concertos e do muito trabalho, como compositor.
A sua obra é muito vasta e variada: quartetos para piano, sonatas para piano e violino, peças para piano, canções, lieder, óperas, sinfonias, variações concertantes e muita música sacra, como oratórios, motetos, cantatas e outras.

Sem comentários: