«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

VALSA COM BASHIR

REALIZAÇÃO - ARI FOLMAN
Documentário-animado. O realizador israelita, esteve num massacre num bairro de Beirute, onde foram mortos centenas de inocentes, muitos deles crianças e mulheres. Passado uns tempos, Ari começa a ter pesadelos e decide falar com ex-colegas, que viveram o conflito de forma a conseguir exorcizar esse fantasma do passado.
Todo o filme é do domínio do subconsciente, como uma alucinação. Foi através das conversas que teve com os seus colegas, que fez a sua própria catarse e segundo disse: Agora, consigo viver em paz com o meu passado.
Ari Folman considera a guerra uma coisa estúpida e completamente desnecessária. Com 19 anos foi alistado, conduzia um tanque e as ordens eram atirar, para um lado e para o outro! O filme tem por objectivo mostrar uma experiência de guerra, numa idade de inocência e revelar todos os aspectos absurdos da guerra. Filme bem feito e que provoca reflexões.

Sem comentários: