«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 11 de janeiro de 2009

RABINDRANATH TAGORE (1861-1941)


Sir Rabíndranáth Thákhur, ocidentalizado como Tagore, (Calcutá, 1861 — Calcutá, 1941),escritor, poeta e músico indiano.
Estudou Direito na Inglaterra e depois retornou ao país, para administrar propriedades agrícolas da família, dedicou-se ao desenvolvimento da agricultura e a projectos de saúde e educacionais. Com formação filosófica, chegou a criar uma escola, dedicada ao ensino das culturas e filosofias ocidentais e orientais. A sua obra poética compreende uma colecção de três mil poemas em língua bengali, sobre temas religiosos, políticos e sociais.
A obra em prosa, orientada por preocupações humanistas, é extensa. Inclui oito novelas, 50 ensaios e contos. Como músico, compôs cerca de duas mil canções. O volume de poesias mais conhecido é Oferenda Poética. Os seus últimos trabalhos, entre eles, Cantos Musicais, são classificados dentro do movimento simbolista.
Tagore, participou no movimento nacionalista indiano e foi amigo pessoal de Mahatma Ghandi. Como escritor, tornou-se famoso na Índia já nos primeiros anos de carreira, alcançando notoriedade no Ocidente, quando os seus textos foram traduzidos para inglês. Tagore ganhou a admiração de escritores, como William Butler Yeats, que assinou a apresentação de seu livro Gitangali, na sua edição britânica.
Em 1913, tornou-se o primeiro escritor asiático a receber o Prémio Nobel de Literatura. Renunciou ao título de Sir, concedido pela Coroa Britânica, como forma de protesto contra a política britânica no Punjab
.

LI: A Casa e o Mundo (Um livro indispensável)

Sem comentários: