Este filme é citado como um marco de transição do neo-realismo, para o simbolismo.
ARGUMENTO: Marcello Rubini é um jornalista sensacionalista, que vive em Roma e tem uma vida amorosa muito complicada. (Fellini mostra uma Roma moderna, sofisticada e decadente).
Marcello convive com a aristocracia e os seus favoritos parasitas. Fazem grandes festas onde são praticadas todas as orgias, mas o que resta é o tédio a fuga na droga no alcóol.
Cenas famosas deste filme: a deambulação por Roma com a recém-chegada Anita Ekberg, que acabam a tomar banho na Fontana Trevi; a reportagem a um sítio onde duas crianças dizem ter aparecido a Virgem e a consequente confusão de pessoas, que vão orar ou pedir algo a Virgem, mas tudo não passa de uma brincadeira dos miúdos e a morte de um grande amigo de Marcello, que defendia o «status» de casado e pai e depois mata os filhos e mata-se a seguir.
A TEMÁTICA PRINCIPAL DO FILME É A FALTA DE COMUNICAÇÃO.
APONTAMENTO INTERESSANTE: Neste filme Marcello como jornalista trabalha com um fotógrafo que se chama Paparazzo, que veio a ser adaptada aos repórteres intrusivos. No plural PAPARAZZI.
Fui uma grande apreciadora dos filmes de Federico Fellini e de toda a sua filmografia vi uma grande parte:
ARGUMENTO: Marcello Rubini é um jornalista sensacionalista, que vive em Roma e tem uma vida amorosa muito complicada. (Fellini mostra uma Roma moderna, sofisticada e decadente).
Marcello convive com a aristocracia e os seus favoritos parasitas. Fazem grandes festas onde são praticadas todas as orgias, mas o que resta é o tédio a fuga na droga no alcóol.
Cenas famosas deste filme: a deambulação por Roma com a recém-chegada Anita Ekberg, que acabam a tomar banho na Fontana Trevi; a reportagem a um sítio onde duas crianças dizem ter aparecido a Virgem e a consequente confusão de pessoas, que vão orar ou pedir algo a Virgem, mas tudo não passa de uma brincadeira dos miúdos e a morte de um grande amigo de Marcello, que defendia o «status» de casado e pai e depois mata os filhos e mata-se a seguir.
A TEMÁTICA PRINCIPAL DO FILME É A FALTA DE COMUNICAÇÃO.
APONTAMENTO INTERESSANTE: Neste filme Marcello como jornalista trabalha com um fotógrafo que se chama Paparazzo, que veio a ser adaptada aos repórteres intrusivos. No plural PAPARAZZI.
Fui uma grande apreciadora dos filmes de Federico Fellini e de toda a sua filmografia vi uma grande parte:
I vitelloni (1953)
La strada (1954)
Il bidone (1955)
Le notti di Cabiria (1957)
La dolce vita (1960)
Boccaccio '70 (1962) - segmento Le tentazioni del dottor Antonio
8½ (1963)
Giulietta degli spiriti (1965)
Tre passi nel delirio (Histories extraordinárias) (1968) - segmento Toby Dammit
Satyricon (1969)
I clowns (1971)
Roma (1972)
Amarcord (1973)
Casanova (1976)
Prova d'orchestra (1978)
La città delle donne (1980)
E la nave va (1983)
Ginger e Fred (1986)
Sem comentários:
Enviar um comentário