«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

ROMA


Roma capital da Itália. Conhecida internacionalmente como, «A Cidade Eterna», pela sua história milenar, Roma espalha-se pelas margens rio Tibre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colinas: Palatino, Aventino, Campidoglio, Quirinale, Viminale, Esquilino, e Celio. Segundo o mito romano, a cidade foi fundada em 753 a.C.. (data convencionada). No interior da cidade encontra-se o estado independente do Vaticano, residência do Papa. É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália.
HISTÓRIA
Segundo a tradição, Roma teria sido fundada no ano de 753 a.C. por Rómulo e o seu irmão Remo, que foram criados por uma loba. Os dois envolveram-se numa luta e Rómulo acabou por assassinar Remo. No começo foi governada por reis mas, novamente de acordo com a tradição, tornou-se uma República em 509 a.C.. A cidade cresceu e no final da República, Roma era a capital de um vasto império à volta do Mar Mediterrâneo. Com o fortalecimento do Cristianismo na cidade, no século III d.C., o Bispo de Roma (que mais tarde passaria a ser chamado de Papa) tornou-se a maior autoridade religiosa na Europa Ocidental.
A partir de meados do século III, com o começo das migrações dos povos bárbaros para o interior das fronteiras do Império, que invadiriam por várias vezes a cidade, registou-se um fluxo de habitantes, que foram da cidade para o campo; quando o Império entrou em colapso (476), pouco mais de 50 mil habitantes ainda moravam na cidade. A cidade de Roma estaria em mãos bárbaras (e apoiada economicamente e politicamente pelo Império Bizantino) pelo menos mais quatro séculos, até que, em 756, Pepino III, o Breve, derrotou os Lombardos, devolvendo a Roma a sua autonomia. Roma passaria a ser capital dos Estados Pontifícios até 1870, onde o Papa era a autoridade máxima do Estado.
Numa série de acontecimentos sem precedentes em toda a península itálica, Roma tornou-se a capital da nova Itália unificada de Giuseppe Garibaldi e em 1871 Vitor Emanuel II, foi coroado rei de Itália. Em 1929, Benito Mussolini estabeleceu no país uma ditadura fascista, fez uma série de acordos com o Papa, e foi criado um país dentro de Roma, o Estado independente do Vaticano. Durante a Segunda Guerra Mundial, Roma sofreu pesados bombardeamentos e foi também o palco de várias batalhas, embora tenha sofrido menos danos, que outras cidades controladas pelo Eixo (como Berlim ou Varsóvia). Em 1944 foi capturada pelos Aliados, tornando-se a primeira capital de uma potência central do Eixo a cair. Em 1945 Mussolini foi assassinado e no ano seguinte Vitor Emanuel III, abdicou e foi proclamada em Itália, uma República Parlamentarista.

Sem comentários: