«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 11 de janeiro de 2009

FLORENÇA


Florença (em italiano Firenze) é um município italiano, capital da região da Toscana. Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É o berço do Renascimento italiano e uma das cidades mais belas do mundo.
Tornou-se célebre, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco na literatura universal. Neste poema ele descreve a cidade de Florença, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, que também são personagens da obra.
As origens de Florença vêem de um antigo povoado etrusco. A cidade foi governada pela família Médici, desde o início do século XV até meados do século XVIII. O primeiro líder da cidade pertencente à família Médici foi, Cosme, o Velho. Foi um protector dos judeus na cidade, iniciando uma longa relacção da família com a comunidade judaica, uma relação tensa, que se tornaria comprometedora, com a Inquisição italiana. A família Médici, foi também a grande mecenas da cultura e da arte, na época em que governou.
A Grande Sinagoga de Florença, também conhecida como Tempio Maggiore, Templo Principal, é considerada uma das mais belas da Europa.
Destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes. A cidade também é cenário de obras de artistas do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, entre outros.
O CENTRO HISTÓRICO DE FLORENÇA É PATRIMÓNIO MUNDIAL
DA UNESCO.

Sem comentários: