«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

SAUL BELLOW (1915-2005)



Escritor judeu, que nasceu no Canadá e foi naturalizado cidadão dos Estados Unidos da América.
Foi vencedor do Prémio Nobel de Literatura em 1976. Premiado com o Guggenheim fellowship, viveu em Paris, onde escreveu, The Adventures of Augie March.
Bellow dominou o cenário da ficção americana, em especial o romance judeu-americano no pós-guerra. O seu trabalho expressa a ascensão da sensibilidade dos imigrantes judeus a um lugar de poder e visão na América urbana contemporânea, bem como a angústia moral daqueles que sobreviveram ao Holocausto - como Sammler, herói de seu livro Mr. Sammler's Planet. Filho de imigrantes russos, nascido no Canadá, Bellow fixou-se em Chicago ainda criança, e tornou-se o seu grande cronista, com livros como Humboldt's Gift (Pulitzer 1976). O seu trabalho retrata cinco décadas de experiência americana, da depressão dos anos 30 ao novo mundo do poder: riqueza, egoísmo arrogância e divisão social na América, no qual a inteligência, tem que lutar contra o materialismo. Bellow resume isso em seu mais brilhante romance, Herzog, que é o retrato de um intelectual do final do século 20, pintado de forma tragicómica, discutindo a sorte com os grandes filósofos da modernidade. Numa época que ele vê como massificação social, luxo desordenado, individualismo fútil e falência cultural o seu trabalho e os seus heróis lutam para chegar a um humanismo contemporâneo.
Escreveu Ficção e Ensaio
Tenho para ler o seu livro: Ravelstein

Sem comentários: