«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

AFONSO COSTA (SEIA-1937-PARIS-1937)

No Porto as celebrações do 5 de Outubro constaram de uma homenagem a Afonso Costa, no Campo 24 de Agosto, onde estiveram umas escassas dezenas de pessoas. A Governadora Civil do Porto, Isabel Oneto, recordou os ideias da República: LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE . Antes tinha havido uma romagem à campa de Carlos Cal Brandão, no cemitério do Prado de Repouso, onde foi cantado o hino nacional.
SERÁ QUE MUITA GENTE CONHECE AFONSO COSTA? E SERÁ QUE SE INTERESSAM PELA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA? PELA PRIMEIRA REPÚBLICA? PELA REPÚBLICA EM SI? JÁ FOI TEMPO DAS ARDENTES DISCUSSÕES ENTRE MONÁRQUICOS E REPUBLICANOS!?...HOJE VIVE-SE EM REGIMES, QUE JÁ NEM SÃO DEFINÍVEIS!?...A CONFUSÃO É TOTAL NESTE CAMPO. AS PALAVRAS PERDERAM TODO O VALOR E CONTEÚDO. PRESENTEMENTE ESTAMOS A SER GOVERNADOS POR UM PARTIDO SOCIALISTA, ISTO QUE VALOR TEM? E QUAL É HOJE O VALOR DA SOCIAL-DEMOCRACIA E ATÉ MESMO DA DEMOCRACIA?
Afonso Costa foi um dos obreiros da implantação da República e uma das suas figuras dominantes. A Primeira República durou 16 anos, de 1910 a 1926 e devido à sua instabilidade, foi desembocar numa Ditadura. Teve 7 Parlamentos, 8 Presidentes da República e cerca de 50 governos, alguns com a duração de poucos meses.
Afonso Costa formou-se em Direito, foi um aluno brilhante, o seu doutoramento foi uma dissertação com a temática «A Igreja e a Questão Social». Foi um professor notável, um grande republicano maçónico e um truculento, mas grande orador. Completamente anti-clerical, apanhou a alcunha de «mata-frades». Uma das iniciativas que tomou, foi a separação da igreja do estado.
Foi por três vezes Primeiro Ministro: de 9 de Janeiro de 1913 a 9 de Fevereiro de 1914; de 29 de Novembro de 1915 a 16 de Março de 1916 e de 25 de Abril de 1917 a 8 de Dezembro de 1917.
Foi tomada a decisão, de Portugal participar na Primeira Guerra, em França e nas colónias (defesa do colonialismo), para consolidar a república, quando se sabia antecipadamente que Portugal, praticamente não tinha um exército. Morreram 10 mil portugueses e milhares ficaram feridos, os custos sociais e económicos. foram superiores à capacidade do país. Houve fome, saques e motins. O objectivo da participação na guerra, era consolidar o regime e criar a unidade social, mas tal não aconteceu, a instabilidade foi se acentuando mais, até à queda do regime democrático em 1926.
Em 1919, quando acabou a guerra, Foi Afonso Costa, que assinou em representação de Portugal o Tratado de Versalhes e foi o representante português na 1ª. Assembleia da Sociedade das Nações, criada depois da guerra, para que não houvesse mais guerras!

Sem comentários: