«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 11 de outubro de 2008

PRÉMIOS NOBEL 2008

Alfred Nobel (1833-1896), químico, industrial e inventor do dinamite. Por sua determinação, foi criado o Prémio Nobel, para premiar os que durante o ano, maior contributo tivessem dado a bem da humanidade. Os prémios são dados nos seguintes sectores: paz, liberdade, química, física e medicina. O Prémio de Economia não foi sugerido por Nobel, chama-se Prémio Sveriges Riksbank e é dado às Ciências Económicas Em Memória de Alfred Nobel.
Já aqui falei na atribuição dos prémios de Paz e de Literatura, aqueles que despertam mais interesse ao cidadão comum. Vou indicar os outros prémios:
-MEDICINA- Harald sur Hausen, descobriu o vírus causador do cancro no útero, contributo indispensável para criar uma vacina. Françoise Barré-Sinoussé e Luc Montaquier, descobriram o vírus da Sida, que levou aos anti-virais, que retardam a evolução da doença.
-FÍSICA - Yoichiro Nambu, Makoto Kpbayashi e Toshihide Maskawa. Pesquisas sobre a quebra de simetria das partículas do Universo.
-QUÍMICA - Osama Shimomura, Martie Chalfie, Roger y Tsieu - Descoberta e desenvolvimento da proteína verde fluroscente GFP.
Falta saber-se quem ganhou o Prémio de Ciências Económicas, que ainda não foi revelado.

Sem comentários: