«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 26 de outubro de 2008

AMADEO DE SOUSA CARDOSO

AMADEO DE SOUSA CARDOSO (Manhufe-Mancelos-Amarante-1887/Espinho-1918)
Este ano decorrem 90 anos, depois da morte do grande pintor português. A sua morte ocorreu em Espinho, numa casa que a família possuía, para férias. Morreu com 31 anos, vítima da pneumónica. Em Espinho conheceu Miguel de Unamuno, António Carneiro, João de Barros e Manuel Laranjeira, de quem se tornou amigo.
Amadeo foi um precursor da arte moderna, dentro do caminho traçado, pelos artistas de vanguarda. A sua pintura tem influências impressionistas, expressionistas e cubistas, no entanto nunca aceitou nenhum rótulo, porque procurou ser original.
Em 1905 frequentou as Belas Artes em Lisboa, mas não gostando do curso, em 1906 foi, para o célebre bairro Montparnasse, em Paris. Aí frequentou vários ateliers e começou a pintar. Conviveu com conhecidos pintores, como Modigliani, Juan Gris e Robert Delaunay.
Participou em exposições em vários países. Em 1913 expôs no Porto e em Lisboa e suscitou grande escândalo.
Apesar da sua vida ter sido breve e de ter um talento promissor, a sua pintura é um caso de grande originalidade portuguesa , equiparando-se à melhor pintura internacional.

Sem comentários: