«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

SCHOPPING MAR, mais um...

Schopping recentemente aberto, numa escala superior, lojas e mais lojas, uma «catedral de consumo»! Na área metropolitana do Porto, ainda vão ser construídos mais 17 schoppings!?...Por um lado incentivam à poupança, por outro lado cresce por todo lado estes monumentos ao consumo e há quem se consuma por consumir e quem se consuma por não consumir. As tentações são muitas! Eu fui conhecer, com certeza tão cedo não volto lá, e o meu consumo foi ZERO, no entanto já se sabe que muita gente não consegue e consome o que precisa e até o que não precisa. Como os meus passeios não são direccionados para estes locais, não tenho oportunidade de perder a cabeça. Não é coerente querer poupança e querer simultaneamente consumo, eu sei que a poupança visa a não asfixiação dos portugueses por dívidas e por outro lado o consumo, movimenta investimento e cria postos de trabalho, só que presentemente para muitos portugueses é difícil poupar e consumir, para além do consumo necessário!?...

Sem comentários: