«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 25 de outubro de 2008

CASA DA MÚSICA

ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO
MAESTRO: MICHAEL ZILM
CONTRALTO: NATHALIE STUTZMANN

Franz Schereker
Prelúdio de Die Gezeichneten
Gostei bastante deste prelúdio, mas não conhecia o seu compositor e isso motivou umas investigações.


FRANZ SCHEREKER (1878-1934)
Compositor e director de orquestra austríaco. Foi perseguido por ser judeu. Compôs basicamente óperas, para as quais escrevia os libretos (com influências de Freud). O seu estilo é o de um romântico tardio, com elementos expressionistas. Em 1920, foi considerado o maior compositor de óperas alemãs, depois de Richard Wagner. As suas óperas foram mais tocadas, que as óperas de Richard Strauss. Com o nazismo, caiu no esquecimento e só neste século começou a ser redescoberto. Compôs 9 óperas, música coral e lieder.

Richard Wagner

Wesendonck Lieder

Tristão e Isolda (suite sinfónica)



RICHARD WAGNER (1813-1883)
Compositor, maestro, teórico musical, ensaísta, poeta alemão e revolucionário.
Está considerado, como um expoente do romantismo e o mais influente compositor. Inovou a música em termos de composição e orquestração. Para ele a ópera, era a «arte total» e criou um estilo de ópera megalómana.
Com uma vida atribulada, conseguiu materializar os seus sonhos, com o apoio do Rei Luís II da Baviera, construindo um teatro de ópera em Bayreuth, com todas as inovações que tinha imaginado.
As suas óperas mais conhecidas: Rienzi, O Navio Fantasma, Tannhäuser, Lohengrin, Tristão e Isolda, Os Mestres Cantores de Nurembergue, a tetralogia, O Anel de Nibelungo (O Ouro do Reno, A Valquíria, Siegfried e O Crepúsculo dos Deuses), baseado na mitologia germânica e Parsifal.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Os Wesendonck Lieder, foram compostos em 1857, o ano em que Wagner manteve um relacionamento com Mathilde Wesendonck, cujo marido emprestava dinheiro ao compositor. Esse relacionamento tirou Wagner de uma profunda depressão, motivada pelo seu envolvimento revolucionário e a subsequente prisão, as suas muitas dívidas e os conflitos que tinha com a sua mulher. Os olhos de Mathilde fascinaram Wagner e isso motivou uma fase de criatividade. Os Wesendonck Lieder, têm versos de Mathilde e musicalmente já foram estudos prévios para a composição da ópera, Tristão e Isolda, em que o compositor começou a trabalhar.
A paixão que une os protagonistas do drama é de tal forma intensa que só pode ser consumada na morte, também o afecto de Mathilde e Wagner, terminou em escândalo, quando Mina, a mulher do compositor, interceptou uma carta do marido para a amante. Para Mathilde, ela era a Isolda.















Sem comentários: