«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 11 de outubro de 2008

MÁRIO SOARES

Soares publicou uma crónica no jornal «El País» on-line, onde criticava duramente o «capitalismo de casino». No mesmo defendia ser preciso mudar de modelo económico e criticava os responsáveis pela crise, por acreditaram na «mão invisível» da auto-regulação do mercado.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
O capitalismo é o culpado desta crise, da estagnação da economia e da subida de desemprego, o capitalismo a quem ninguém põe barreiras, domina qualquer país, mesmo a China que se dizia comunista e que hoje tem um regime indefinível. O mesmo gradualmente vai entrando por todos os lados e quase todos os países politicamente baseiam as suas decisões, a favor do mesmo. Praticamente o capitalismo não tem regras, porque as mesmas são estipuladas por eles, segundo obviamente os seus interesses. Enquanto não houver coragem de enfrentar essa «besta» do capitalismo e limitar-lhe o campo de acção, o mundo andará ao sabor dos interesses económicos do grande capital.

Sem comentários: