«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

AMIGOS


Toda a gente ou quase toda, diz que tem muitos amigos pessoais, mas há amigos impessoais? Desde muito cedo, aprendemos que verdadeiros amigos, teremos, um, dois, três…e se tivermos um, já é muito bom! Refiro-me a amigos que têm sempre a sua casa ao nosso dispor, a quem contamos quase tudo, a quem pedimos opiniões e a quem nos dá um ombro amigo, para chorar se precisarmos. Aqueles por quem sentimos um afecto sincero e profundo, que se aproxima muito do amor e que é compartilhado.
Todas as outras pessoas com quem convivemos, que nos sorriem, que não nos mandam aquela parte, com quem conversamos, a quem fizemos um favor ou nos fez a nós, que encontramos no dia a dia, nos locais que frequentamos, com quem podemos lanchar e dar um passeio…são os tais muitos amigos! Estamos com eles, quando nos sentimos bem, quando estamos com disposição para a vida social, mas são as pessoas de quem fugimos, quando nos sentimos deprimidos, quando caímos na «fossa», porque sabemos que para desabafar a nossa dor, só X, Y ou W nos podem consolar, nos podem dar o afecto e o apoio que necessitamos.

Sem comentários: