«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 30 de novembro de 2008

ALBERTO MORÁVIA (1907-1990)


Alberto Moravia, pseudônimo de Alberto Pincherle, foi escritor e jornalista. Quando jovem, sofreu de tuberculose e teve de passar uma significativa parte de sua adolescência em convalescência, tendo sido prejudicado nos estudos.
Começou a escrever para a revista 900, onde publicou seu primeiro conto. O seu primeiro romance, Os Indiferentes, foi escrito em 1929. Trabalhou durante muitos anos no jornal, Il Corriere della Sera e viajou para a Inglaterra, (onde viveu dois anos) para os Estados Unidos , México e China.
Em Abril de 1945 casou com a escritora, Elsa Morante. Autor considerado «persona non grata» pelo regime fascista de Mussolini, foi obrigado a trabalhar como roteirista cinematográfico sob outro nome, por causa das leis políticas vigentes. No pós-guerra, voltou a trabalhar como escritor e roteirista,conhecendo Pier Paolo Pasolini e também começou a trabalhar como crítico cinematográfico no L'Expresso. Foi também eleito representante da Itália no Parlamento europeu, por uma lista do PCI, de 1984 até sua morte.

Escreveu vários livros que se caracterizaram por uma crítica frontal à sociedade europeia do século XX, que ele achava hipócrita, hedonista e acomodatícia. Em seus escritos são recorrentes os temas da sexualidade, existencialismo e alienação do indivíduo. Vários livros seus foram adaptados ao cinema, os mais famosos são: O Desprezo de Jean-Luc Godard, O Conformista, de Bernardo Bertolucci e As Duas Mulheres de Vittorio de Sica.

LI DESTE AUTOR:
Os Indiferentes, A Romana, O Conformista, La Ciociara (Duas Mulheres), O Desprezo, A Atenção e O Paraíso.

Sem comentários: