«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

FRANCIS SCOTT FITZGERALD (1896-1940)

Francis Scott Key Fitzgerald nasceu em Saint Paul, Minnesota, nos Estados Unidos, em 24 de Setembro de 1896. Oriundo de família católica irlandesa, ingressou na Universidade de Princeton, mas não se chegou a formar. Durante a primeira guerra mundial, alistou-se como voluntário. Começou a carreira literária em 1920, com This Side of Paradise (Este Lado do Paraíso), romance que lhe deu grande popularidade e lhe abriu espaço em publicações de grande prestígio. O seu segundo romance, The Beautiful and Damned (Os Belos e Malditos), foi publicado em 1922.
Com a esposa, Zelda Sayre, que introduziria uma componente trágica na vida do escritor (em 1930 foi internada num hospício), Fitzgerald mudou-se para a França, onde concluiu o terceiro e o mais célebre de seus romances, The Great Gatsby (1925; O Grande Gatsby). Essa obra, uma das mais representativas do romance americano, descreve a vida em alta sociedade com uma aguda reflexão crítica. Em 1934 publicou Tender is the Night (Terna é a Noite), romance pungente que o autor considerava a sua melhor obra.
Com a saúde já abalada pelo alcoolismo, Fitzgerald mudou-se para Hollywood, onde trabalhou como roteirista cinematográfico. Em 1939 começou a escrever seu último romance, The Last Tycoon (O Último Magnata), publicado postumamente em 1941. A obra era sua última tentativa de retratar a personalidade de um grande artífice do "sonho americano".
Fitzgerald, escreveu romances, contos, ensaios e peças de teatro. Conheço parte da sua obra através de filmes que adaptaram livros que escreveu ( Este Lado do Paraíso, Belos e Malditos, O Grande Gatsby e O Último Magnata) e li Terna é a Noite e Sonhos de Inverno (Contos).

Sem comentários: