
Com a esposa, Zelda Sayre, que introduziria uma componente trágica na vida do escritor (em 1930 foi internada num hospício), Fitzgerald mudou-se para a França, onde concluiu o terceiro e o mais célebre de seus romances, The Great Gatsby (1925; O Grande Gatsby). Essa obra, uma das mais representativas do romance americano, descreve a vida em alta sociedade com uma aguda reflexão crítica. Em 1934 publicou Tender is the Night (Terna é a Noite), romance pungente que o autor considerava a sua melhor obra.
Com a saúde já abalada pelo alcoolismo, Fitzgerald mudou-se para Hollywood, onde trabalhou como roteirista cinematográfico. Em 1939 começou a escrever seu último romance, The Last Tycoon (O Último Magnata), publicado postumamente em 1941. A obra era sua última tentativa de retratar a personalidade de um grande artífice do "sonho americano".
Fitzgerald, escreveu romances, contos, ensaios e peças de teatro. Conheço parte da sua obra através de filmes que adaptaram livros que escreveu ( Este Lado do Paraíso, Belos e Malditos, O Grande Gatsby e O Último Magnata) e li Terna é a Noite e Sonhos de Inverno (Contos).
Sem comentários:
Enviar um comentário