«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 22 de novembro de 2008

CASA DA MÚSICA - À VOLTA DO BARROCO COM O CORO DO KING'S COLLEGE

KING'S COLLEGE

PROGRAMA: Música Coral Inglesa - Obras de Johann Sebastian Bach, William Byrd, John Dowland e Orlando Gibbons, acompanhadas ao órgão.

No séc XVI a vida musical inglesa foi profundamente afectada pelas convulsões religiosas, processo violento, que se arrastará durante toda a primeira metade de quinhentos e só gradualmente acalmou com a subida ao trono de Isabel I (1558).
Tudo começou em 1532, com a separação da Igreja inglesa da Igreja católica romana, no reinado de Henrique VIII, devido ao divórcio de D. Catarina, não autorizado pelo Papa. O latim foi substituído pelo inglês, nos serviços religiosos anglicanos, que depois foi confirmado por Eduardo VI, brevemente interrompido no reinado de Maria Tudor e restaurado no reinado de Isabel I. Os compositores viram-se na contingência de compor em conformidade com o credo vigente.
------------------------------------------------------------------------------------------------
O Coro do King's College de Cambridge, foi fundado no século XV e embora a sua função seja cantar diariamente os serviços religiosos na Capela, são conhecidos em todo o mundo, não só através de gravações, como deslocações ao estrangeiro. O fundador do Coro do King's College, foi o Rei D. Henrique VI em 1441, para acompanhar os serviços religiosos da sua magnífica Capela, uma jóia da herança cultural e arquitectónica britânica.

Sem comentários: