«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

HC-UPP-FEIOS, PORCOS E MAUS

Este filme foi apresentado no Festival de Cannes em 1976, tendo vencido o prémio de melhor realização, o seu realizador foi ETTORE SCOLA. Este filme é considerado uma obra-prima de culto. Tem como seu intérprete, NINO MANFREDI.

Giacinto ( Nino Manfredi), um ex-operário que recebeu um milhão de liras de indemnização, por ter perdido um olho, num acidente de trabalho, mora com a esposa, dez filhos, noras/genros e netos numa barraca (borgate) de um bairro degradado na periferia de Roma. Movido pelo egoísmo e pela avareza, esconde o dinheiro, que recebeu do seguro e com medo que alguém o roube, dorme abraçado a uma caçadeira. Toda a família come, dorme e faz sexo indiferentemente com quem seja. A situação complica-se, quando Giacinto leva uma prostituta para casa e quer dormir na cama entre ela e a mulher, a situação ainda piora mais, quando começa a gastar o dinheiro, com a nova companheira.

Neo-realismo, sarcasmo, sátira-trágico-cómica, com ritmos cruelmente grotescos, o filme releva as condições degradantes da vida humana, num retrato ímpar de miséria, egoísmo, mentira, promiscuidade, traição, incesto e violência.

SITUAÇÃO QUE SE MANTÉM OU MESMO PIOROU.

Sem comentários: