«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

FIÓDOR MIKHAILOVICH DOSTOIÉVSKY (1821-1881)

Comecei a ler desde muito nova e há escritores que me marcaram bastante. Um deles foi Dostoiévsky, cujos romances li de forma obsessiva, como: Crime e Castigo, Os irmãos Karamazov, Recordação da Casa dos Mortos, O Jogador, A Voz Subterrânea e Noites Brancas. Para mim, Dostoiévsky é dos melhores escritores de sempre. Unanimemente é considerado um dos melhores escritores da literatura russa e fundador do existencialismo, principalmente pelo seu livro: A Voz Subterrânea. A sua obra explora a autodestruição, a humilhação e o assassínio e analisa estados patológicos, que levam ao suicídio, à loucura e ao homicídio. Foi um escritor que influenciou o modernismo literário, assim como as escolas de teologia, psicologia, filosofia e sociologia.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Dostoiévsky, era de origem aristocrata. O seu pai era médico e proprietário. Cedo perdeu a mãe e o pai tornou-se num alcoólico. Foi estudar para a escola militar e quando soube que o pai, por mau tratamento aos seus servos, tinha sido assassinado, abandonou a escola, não se dava bem com armas. Contra a atitude do pai, envolveu-se numa conspiração revolucionária, foi preso e enviado para a Sibéria.
Mais tarde a sua pena foi comutada e ao regressar decidiu dedicar-se inteiramente à escrita. A sua obra ficou marcada pelo anti-capitalismo, contra o capitalismo selvagem. O seu romance «Os Irmãos Karamazov», foi considerado por Sigmund Freud, como o melhor romance já escrito.

Sem comentários: