«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

BARACK OBAMA - YES WE CAN

BARACK OBAMA chegou à Casa Branca, é o 44º. Presidente dos E.U. Para mim foi um acontecimento histórica. Os E.U. são constituídos por 50 estados e um distrito, Obama venceu em 28 estados e McCain em 21, faltando ainda os resultados dos estados da Carolina do Norte e do Missuri.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Um pouco de história.
Os E.U. tornaram-se independentes em 1776, rejeitando a autoridade britânica. Relativamente a outros países, têm uma história curta.
Do século XVII ao século XIX, existiu a escravidão negreira, a sua proibição foi decretada em 1815, mas durou até 1860 e motivou a Guerra Civil Americana, também conhecida pela Guerra da Secessão, que durou de 1861 a 1865. Uma guerra entre 11 estados do sul latifundiários, que defendiam a escravidão, contra estados do Norte onde se concentravam as indústrias, que eram contra a escravidão, porque pouco a utilizavam. No sul existiam sociedades secretas, denominadas, «Cavaleiros da Camélia Branca» e o «Ku Klux Klan», que perseguiam e matavam os negros. Em 1860 era presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, que era contra a escravidão. Esse foi o motivo da sua morte, quando estava num teatro a assistir a um espectáculo e foi alvejado em 1865, por um actor, que defendia a causa sulista.
O tráfego negro acabou, mas os negros não tinham os mesmos direitos dos brancos e isso veio até muito tarde, é de lembrar que há 40 anos, foi morto Luther King, um negro defensor dos direitos do homem. É por isso que eu considero que as eleiccões ganhas por Obama, um negro, são um acontecimento histórico, num país onde os negros eram considerados raça menor!

Sem comentários: