«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 22 de novembro de 2008

MAGALHÃES


Este «MAGALHÃES», é uma mentira propangandista do Sócrates. O computador não é feito em Portugal, é da Intel e chama-se Classmate PC e é um laptop de baixo custo destinado ao Terceiro Mundo. Foi-lhe dado o nome de MAGALHÃES, pensando no FERNÃO MAGALHÃES.



Fernão Magalhães, nasceu em Sabrosa(?) em 1480 e ficou na História por ter, ao serviço do Rei de Espanha, comandado a expedição marítima, que efectuou a primeira viagem de Circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a atravessar o estreito, que depois passou a ter o seu nome e foi o primeiro europeu a navegar no Oceano Pacífico, mas não concluiu a viagem, porque morreu em combate em 1521, com nativos da Ilha de Mactan, nas Filipinas, sendo depois substituído por, Juan Sebastian Elcano.

Fernão Magalhães cedo foi para a marinha e fez várias viagens, participando em várias acções, inclusivamente na defesa de Azamor em Marrocos. Após este feito pretendia que D. Manuel I o recompensasse, mas tinha chegado aos ouvidos do rei a maneira pouco escrupulosa, como Magalhães tinha dividido as presas de uma incursão e se não teve nenhum castigo, também não teve nenhuma benesse.
Magalhães foi para Espanha e teve conhecimento do projecto de atingir as Molucas pelo Ocidente, por mares que estavam interditos aos portugueses, por causa do Tratado de Tordesilhas. O projecto foi aprovado por Carlos V e Fernão Magalhães preparou uma esquadra de 5 navios, com 234 homens. O arranque da viagem ocorreu em 1519, acompanhou a expedição Antonio Pigafetta, escritor italiano, que narrou toda a viagem e foi um dos sobreviventes.
A expedição chegou em 1522, com apenas uma nau e 18 homens.






Sem comentários: