«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

JOSÉ PEREIRA

Há casos que surpreendem, numa sociedade muito «voyerista», individualista, consequentemente com pouca sensibilidade, fraternidade e solidariedade. José Pereira é um desses casos de coragem e de consideração pelo próximo, que para além de tudo, eu considero um humanista excepcional.
Circulava na estrada, quando aconteceu o despiste de um camião cisterna que transportava combustível para aviões. O camião incendiou-se e José Pereira saiu do carro e descendo um declive ouviu a voz do motorista, José Guimarães, a pedir que não o deixassem morrer. O fogo já lhe tinha destruído parte da roupa. José Pereira com os riscos evidentes num caso destes, fez os possíveis para o tirar daquele sítio, com grandes dificuldades.
O INEM deu-lhe assistência devido ao fumo e José Pereira foi para casa, com os gritos, as chamas, o fumo, o desespero de um homem a arder e sem qualquer apoio psicológico!
Disse, que toda a cena não lhe saiu da cabeça e só a chegada dos filhos, chamando-lhe herói, lhe deu alguma alegria.
José Guimarães, encontra-se hospitalizado em estado grave, não se sabe o desfecho, de qualquer forma enquanto à vida há esperança! Hoje podia ser um cadáver, se não tivesse encontrado um HERÓI no seu caminho!

Sem comentários: