«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

VOTO FACULTATIVO OU OBRIGATÓRIO?

Li num jornal, que Manuel Monteiro, Manuel Serrão e Pedro Abrunhosa, defendem o voto obrigatório, para que as eleições sejam mais participadas e representativas e acerca desta notícia muita gente comentou. Sei que há alguns países onde o voto é obrigatório, mas na generalidade das democracias, o voto é facultativo. Aliás o voto é um direito, não é um dever!
Concordo que o abstencionismo, é um factor negativo e cada vez se ouve mais gente, que cheia dos nossos políticos, diz que nem vai lá pôr os pés! Também para os partidos o abstencionismo não é bom, porque não têm uma noção mais real do seu posicionamento na sociedade, além de não receberem (parece-me) os 3,26 euros, por cada voto! Eu digo parece-me, porque nem sabia que isto acontecia. Na minha opinião pessoal, considero que não devia existir tanto abstencionismo, que as pessoas deviam intervir, mas defendo que o voto continue a ser facultativo.

Sem comentários: