«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

BOBBY SANDS (1954-1981)


Robert George Sands, conhecido como Bobby Sands, foi um republicano da Irlanda do Norte, e membro da IRA (Exército Republicano Irlandês provisional). Preso em 1977, por possuir armas ilegais, foi condenado a 14 anos de prisão, na prisão de Long Kesh. Em 1981 foi eleito representante do Sinn Féin, na Câmara dos Comuns pela Irlanda do Norte. Nesse mesmo ano iniciou uma greve de fome com outros activistas, para exigir uma série de prerrogativas (direito a ter o estatuto de preso político, direito a usar uniforme presidiário, a trabalhar na prisão, a relacionar-se livremente com outros presos, direito a organizar o seu tempo livre, direito a recebe ruma visita e uma carta por semana, entre outros. Perante a negativa do governo britânico, a greve de fome prosseguiu e depois de 66 dias de greve, Bobby Sands morreu, assim como outros companheiros activistas, convertendo-se num mártir da causa republicana da Irlanda do Norte. O braço de ferro foi com Margaret Thatcher. Tronou-se muito famosa a frase que pronunciou durante a sua greve de fome: "Our revenge will be the laughter of our children." ( A nossa vingança será o riso das nossas crianças».
A propósito desta temática estreou o filme HUNGER, mas há filmes anteriores abordando o mesmo problema: CAL-TEMPO DE GUERRA, EM NOME DO PAI, BOXEUR, EM NOME DO FILHO (os três interpretados por Daniel-Day Lewis) e BRISA DE MUDANÇA do realizador inglês Ken Loach.

Sem comentários: