«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 7 de dezembro de 2008

LITERATURA SUL-AMERICANA

A Leitora (Fragonart)

Sou grande apreciadora de poetas como: PABLO NERUDA (chileno), JOSÉ LUIS BORGES (argentino), OCTÁVIO PAZ (mexicano), CECÍLIA MEIRELLES (brasileira), TIAGO DE MELO (brasileiro), VINICIUS DE MORAES (brasileiro), CHICO BUARQUE (brasileiro)…

Comecei a ler com entusiasmo os livros dos brasileiros JORGE AMADO (Mar Morto, Gabriela Cravo e Canela, Jubiabá, Capitães da Areia, Terras do Sem Fim, Os Subterrâneos da Liberdade, Dona Flôr e os seus dois Maridos, Tenda dos Milagres, Teresa Batista Cansada da Guerra, Tieta do Agreste) e de ERICO VERÍSSIMO (Ana Terra, Olhai os Lírios do Campo, Clarissa e outros). Depois veio aquele fenómeno colombiano, que dá pelo nome do GABRIEL GARCIA MARQUEZ ( Cem Anos de Solidão, O Amor em Tempos de Cólera, Horas Más, Ninguém Escreveu ao Coronel, Do Amor e Outros Demónios) e da chilena ISABEL ALHENDE (Eva-Luna e A Casa dos Espíritos), mas depois desisti, cansei-me dos seus livros. Também fui grande apreciadora do também chileno LUÍS SEPÚLVEDA ( O Juiz e o General, O Velho que lia Romances de Amor,História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar).

Ocasionalmente li do argentino Júlio Cortázar (Bestiário, História de Cronópios e de Jamas), que não me agradou muito e do peruano Vargas Lhosa (Tia Júlia e o Escrevinhador).
Tenho que conhecer o escritor mexicano, Carlos Fuentes e com certeza outros escritores.
É pobre realmente, o meu conhecimento da literatura sul-americana!
Neste blogue irei escrever alguma coisa sobre os escritores que refiro.

Sem comentários: