«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

JORGE LEAL AMADO DE FARIA (1912-2001) - [JORGE AMADO]


Romancista, contista, poeta, dramaturgo, cronista e crítico literário, foi um dos mais famosos escritores brasileiros de todos os tempos. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão. Os seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.
Mesmo dizendo-se materialista, era simpatizante do candomblé, religião na qual exercia o posto de honra de Obá de Xangô. Como Érico Veríssimo e Rachel de Queiroz, é representante do modernismo regionalista (segunda geração do modernismo).
No ano seguinte ao de seu nascimento, uma epidemia de varíola obrigou a família a deixar a fazenda e estabelecer-se em Ilhéus, onde viveu a maior parte da infância, que lhe serviu de inspiração para vários romances.
Foi para o Rio de Janeiro, então capital da república, para estudar na Faculdade de Direito. Durante a década de 1930, a faculdade era um pólo de discussões políticas e de arte, tendo ali travado os seus primeiros contactos com o movimento comunista organizado.
Foi jornalista, e envolveu-se com a política ideológica, tornando-se comunista, como muitos de sua geração. São temas constantes nas suas obras os problemas e injustiças sociais, o folclore, a política, as crenças e tradições, e a sensualidade do povo brasileiro - contribuindo assim para a divulgação deste aspecto da sua gente e das raízes nacionais. Em 1945, foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro, o que lhe rendeu fortes pressões políticas.
Era casado com Zélia Gattai, também escritora,. Com ela teve dois filhos: João Jorge e Paloma.
Viveu exilado na Argentina e no Uruguai (1941 a 1942), em Paris (1948 a 1950) e em Praga (1951 a 1952). Escritor profissional, viveu exclusivamente dos direitos autorais dos seus livros.

Recebeu no estrangeiro os seguintes prémios: Lenine da Paz ; Latinidade (Paris); Instituto Ítalo-Latino-Americano (Roma); Risit d'Aur (Itália); Moinho, Itália ; Dimitrof de Literatura— Bulgária; Pablo Neruda, Associação de Escritores Soviéticos, Moscovo; Mundial Cino Del Duca da Fundação Simone e Cino Del Duca; e Camões.

No Brasil recebeu os Prémios: Nacional de Romance do Instituto Nacional do Livro; Graça Aranha; Paula Brito ; Prémio Jabuti ; Luísa Cláudio de Sousa, do Pen Club do Brasil ; Carmen Dolores Barbosa ; Troféu Intelectual do Ano ; Fernando Chinaglia, Rio de Janeiro ; Nestlé de Literatura, São Paulo ; Brasília de Literatura — Conjunto de obras (1982); Moinho Santista de Literatura; BNB de Literatura.


Recebeu vários títulos: de Comendador e de Grande Oficial, da Argentina, Chile, Espanha, França, Portugal. Doutor Honoris Causa, por dez universidades no Brasil, Itália, Israel, França e Portugal. O título de Doutor pela Sorbonne, na França, foi o último que recebeu pessoalmente, (1998), na sua derradeira viagem a Paris, quando já estava doente.
Academia Brasileira de Letras
Jorge Amado foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 6 de Abril de 1961, ocupando a cadeira 23, cujo patrono é José de Alencar. Em 2001 sucedeu-lhe a sua mulher, Zélia Gattai.


OBRA DE JORGE AMADO: O país do Carnaval, romance; Cacau, romance; Suor, romance; Jubiabá, romance; Mar morto, romance; Capitães da areia, romance; A estrada do mar, poesia: ABC de Castro Alves, biografia; Terras do Sem-Fim, romance; São Jorge dos Ilhéus romance; Bahia de Todos os Santos, guia; Seara vermelha, romance; O amor do soldado, teatro; O mundo da paz, viagens; Os subterrâneos da liberdade, romance; Gabriela, cravo e canela, romance; A morte e a morte de Quincas Berro d'Água, romance ; Os velhos marinheiros ou o capitão de longo curso, romance: Os pastores da noite, romance; Dona Flor e Seus Dois Maridos, romance; Tenda dos milagres, romance; Teresa Batista cansada de guerra, romance; O gato Malhado e a andorinha Sinhá, historieta infanto-juvenil; Tieta do Agreste, romance ); Farda, fardão, camisola de dormir, romance; Do recente milagre dos pássaros, contos; O menino grapiúna, memórias; A bola e o goleiro, literatura infantil ; Tocaia grande, romance; O sumiço da santa, romance; Navegação de cabotagem, memórias; A descoberta da América pelos turcos, romance; O milagre dos pássaros , fábula.

Sem comentários: