Direcção Musical – PETER RUNDEL
Marimba – PEDRO CARNEIRO
PROGRAMA:
FRANZ SCHUBERT – Sinfonia n.8 - «Incompleta» (Sinfonia muito conhecida, de grande expressividade e potencial dramático, belíssima!)
ALEJANDRO VINAO – Concerto para marimba e orquestra
Marimba – PEDRO CARNEIRO
PROGRAMA:
FRANZ SCHUBERT – Sinfonia n.8 - «Incompleta» (Sinfonia muito conhecida, de grande expressividade e potencial dramático, belíssima!)
ALEJANDRO VINAO – Concerto para marimba e orquestra
CARL NIELSEN – Sinfonia nº. 5 (Uma obra-prima)
Nielsen é talvez o compositor mais famoso da Dinamarca.
Apesar da sua família ser pobre, estudou violino e piano, assim como outros instrumentos de sopro, numa banda militar. Estudou depois teoria da música no Conservatório, mas não composição, apesar disso começou a compor. A sua primeira sinfonia, apresentada em 1894, foi um êxito. Apresentou-a também em Berlim em 1896, também com grande êxito.
Tocou violino no Teatro Real de Copenhague até 1905, quando encontrou editor para as suas composições. Em 1916 começou a dar aulas no conservatório, posto que desempenhou até à sua norte. Em 1891, casou com a escultora Anne Marie Brodersen.
Internacionalmente, Nielsen é mais conhecido pelas suas seis sinfonias, embora a sua obra seja mais vasta: canções populares, o poema dramático Aladdin, as óperas, Saúl e David e Mascarada, concertos para flauta e clarinete e um quinteto de sopro..
Sinfonias
Sinfonia nº 1 em sol menor: Mostra alguns rasgos de originalidade.
SinfonIa nº 2 – os QUATRO TEMPERAMENTOS – ESTA SINFONIA FOI INSPIRADA NUM QUADRO QUE O COMPOSITOR VIU NUMA TABERNA.OS QUATRO TEMPERAMENTOS SÃO: (colérico, melancólico, fleumático E sanguíneo, E CORRESPONDE CADA UM A UM MOVIMENTO).
Sinfonia nº 3 - Expansiva: O SEGUNDO ANDAMENTO CONTÉM SOLOS PARA SOPRANO E TENOR, QUE PODEM SER INTERPRETADOS ALTERNADAMENTE, POR CLARINETE E TROMBONE.
Sinfonia nº 4 Inextinguível: É A MAIS CONHECIDA DO COMPOSITOR E É A MAIS DRAMÁTICA DE TODAS.
Sinfonia nº 5: É A ÚNICA QUE NÃO TEM SUBTÍTULO. USA A PERCUSSÃO DE UMA FORMA DRAMÁTICA.
Sinfonia nº 6- SIMPLES: NÃO É TÃO DRAMÁTICA COMO AS ANTERIORES E EM ALGUNS PONTOS É ESTRANHA. NO SEGUNDO MOVIMENTO UTILIZA SÓ NOVE INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA.
Sem comentários:
Enviar um comentário