ELLIOT CARTER
OLIVIER MESSIAEN
OLIVIER MESSIAEN – Compositor, organista e ornitologista. Tem uma obra vasta para orgão, piano, câmara, vocal, sinfónica e coral-sinfónica. Compôs também a ópera: Sétimo Quadro de S. Francisco de Assis.
Estudou no Conservatório de Paris e foi nomeada até à morte organista na Igreja da Trinité. É célebre a sua composição QUATOR POUR LA FIN DU TEMPS, que compôs quando esteve preso na Segunda Guerra.
Quando saiu da prisão foi nomeado professor do Conservatório.
Outra das suas obras emblemáticas é: TURANGALILA-SYMPHONIE.
A sua inspiração é mística, gostava de ir para o campo, estar em contacto com a natureza e levantava-se de madrugada para ouvir o canto dos pássaros, que serviram de tema a algumas das suas composições. Na sua obra combinou harmonias modais com acordes de grande riqueza, utilizando técnicas de composição inovadoras, numa primeira fase, na segunda fase compôs dentro dos postulados do experimentalismo, entrando no serialismo integral.
EL EXSPECTO RESSURRECTIONEM MORTUORUM-OISEAUX EXOTIQUES-CHRONOCHROMIE
ELLIOT CARTER – Compositor americano, que se formou em Harvard e depois influenciado pelo compositor Charles Yves foi para Paris estudar com a grande pedagoga Nadia Boulanger.
Teve uma fase neo-clássica e depois começou a escrever música atonal, ritmicamente complexa. Compôs música orquestral, música de câmara e vocal.
TEMPO E TEMPI – RÉFLEXIONS - ASKO CONCERTO - THREE OCCASIONS FOR ORCHESTRA
ORQUESTRA REMIX ENSEMBLE/ DIRECÇÃO: STEFAN ASBURY
ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO/ DIECÇÃO: FRANCK OLLU
Sobre a homenagem a Olivier Messiaen realizou-se também uma Conferência/Debate, com os seguintes intervenientes:
Luís Cardoso (Compositor); Paulo Tunhas (Filósofo); Carlos de Pontes Leça( Consultor do serviço de música da Gulbenkian) e o Poeta, Fernando Echevarria. O moderador foi: Joaquim Azevedo, Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica.
Dois compositores homenageados no seu centenário.
OLIVIER MESSIAEN – Compositor, organista e ornitologista. Tem uma obra vasta para orgão, piano, câmara, vocal, sinfónica e coral-sinfónica. Compôs também a ópera: Sétimo Quadro de S. Francisco de Assis.
Estudou no Conservatório de Paris e foi nomeada até à morte organista na Igreja da Trinité. É célebre a sua composição QUATOR POUR LA FIN DU TEMPS, que compôs quando esteve preso na Segunda Guerra.
Quando saiu da prisão foi nomeado professor do Conservatório.
Outra das suas obras emblemáticas é: TURANGALILA-SYMPHONIE.
A sua inspiração é mística, gostava de ir para o campo, estar em contacto com a natureza e levantava-se de madrugada para ouvir o canto dos pássaros, que serviram de tema a algumas das suas composições. Na sua obra combinou harmonias modais com acordes de grande riqueza, utilizando técnicas de composição inovadoras, numa primeira fase, na segunda fase compôs dentro dos postulados do experimentalismo, entrando no serialismo integral.
EL EXSPECTO RESSURRECTIONEM MORTUORUM-OISEAUX EXOTIQUES-CHRONOCHROMIE
ELLIOT CARTER – Compositor americano, que se formou em Harvard e depois influenciado pelo compositor Charles Yves foi para Paris estudar com a grande pedagoga Nadia Boulanger.
Teve uma fase neo-clássica e depois começou a escrever música atonal, ritmicamente complexa. Compôs música orquestral, música de câmara e vocal.
TEMPO E TEMPI – RÉFLEXIONS - ASKO CONCERTO - THREE OCCASIONS FOR ORCHESTRA
ORQUESTRA REMIX ENSEMBLE/ DIRECÇÃO: STEFAN ASBURY
ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO/ DIECÇÃO: FRANCK OLLU
Sobre a homenagem a Olivier Messiaen realizou-se também uma Conferência/Debate, com os seguintes intervenientes:
Luís Cardoso (Compositor); Paulo Tunhas (Filósofo); Carlos de Pontes Leça( Consultor do serviço de música da Gulbenkian) e o Poeta, Fernando Echevarria. O moderador foi: Joaquim Azevedo, Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica.
Sem comentários:
Enviar um comentário