«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 18 de março de 2009

ARTHUR MILLER (1915-2005)


Depois de Sartre e de Camus, foi o dramaturgo que li mais, num período em que tinha grande interesse pelo teatro.
Miller era filho de um casal de imigrantes polacos (judeus). O pai, empresário têxtil, usufruía de um bom nível de vida, até ficar arruinado com a Grande Depressão. Miller tirou o curso de jornalismo e apresentou a sua primeira peça de teatro, Honors at Dawn, com a qual ganhou o Prémio Hopwood. Em 1940, Miller casou com a sua namorada do colégio e tiveram dois filhos. Ficou isento do serviço militar, durante a Segunda Guerra Mundial, devido a uma lesão que contraíra num jogo de futebol americano.
A sua peça, Morte de um Caixeiro Viajante (1949) venceu o Prémio Pulitzer, três Prémios Tony e o prémio do Círculo de Críticos de Teatro de Nova Iorque. Foi a primeira peça a conseguir os três prémios simultaneamente. A sua peça seguinte, The Crucible, (As Bruxas de Salém), estreou na Broadway. Em 1956 divorciou-se. Nesse mesmo ano foi convocado pela, House Un-American Activities Committee (Comité parlamentar das actividades antiamericanas), depois de ter sido denunciado por Elia Kazan, como tendo participado em reuniões do Partido Comunista. Nesse mesmo ano casou com Marilyn Monroe, que tinha conhecido oito anos antes. Em 1957, Miller foi considerado culpado de desobediência ao Congresso, por recusar revelar os nomes dos membros, de um círculo literário suspeito, de pertencer ao Partido Comunista. A sua condenação foi anulada pelo Tribunal Federal de Apelação em 1958.
Divorciou-se de Marilyn em 1961 e casou, um ano mais tarde, com Inge Morath. Conheceram-se enquanto os fotógrafos da agência Magnum, documentavam a realização do filme The Misfits (Os Inadaptados). Tiveram dois filhos. Um dos filhos, nasceu com o Síndroma de Down, foi para uma instituição e Miller ignorou-o completamente. Em 1985, Miller visitou a Turquia e foi homenageado na Embaixada Americana. Depois de o seu companheiro de viagem Harold Pinter ter sido expulso do país, por discutir a tortura, Miller deixou o país em solidariedade, para com o colega.
Inge Morath morreu em 2002. A 1 de Maio do mesmo ano, Miller venceu o prémio espanhol Príncipe Astúrias de Letras por ser, «o mestre indiscutível do drama moderno». Entre os premiados anteriores encontram-se, por exemplo, Doris Lessing, Günter Grass e Carlos Fuentes. Em Dezembro de 2004, com 89 anos, anunciou que pretendia casar com uma artista de trinta e quatro anos, chamada Agnes Barley, com quem vivia desde 2002 na sua quinta em Roxbury. no ano seguinte Miller morreu.
Arthur Miller, escreveu principalmente teatro, mas também, romance, guiões cinematográficos e ensaio. Da sua obra li:
TEATRO: Todos Eram meus Filhos; Morte de um Caixeiro Viajante; As Bruxas de Salém; Depois da Queda e O Preço (algumas também as vi mo teatro).
ROMANCE: Focus e Os Inadaptados (este também no cinema).

Sem comentários: